Sobre a Revista

A Revista de Morfologia Urbana (RMU) é uma publicação científica bianual da Portuguese-Language Network of Urban Morphology (PNUM), de acesso aberto, voltada para pesquisadores que buscam avançar o estado da arte sobre a forma urbana como materialização de processos sociais e históricos, em ativa relação com agências e experiências urbanas.

A RMU dá especial atenção a proposições teóricas, revisões de literatura e a trabalhos empíricos rigorosos, com dois volumes publicados por ano. Seu objetivo é a publicação de artigos de elevada qualidade resultantes de reflexão e investigação inovadora sobre a forma e a estrutura das cidades e sobre os principais agentes e processos de transformação urbana. Para isso, emprega revisão duplamente cega realizada por pares (double blind peer review), especializados nos temas dos artigos.

A Revista pretende ainda estabelecer uma ponte entre investigadores e profissionais nas áreas relacionadas com o ambiente urbano, nomeadamente a arquitetura, a geografia, a história, a sociologia e o planejamento urbano, tendo foco no mundo lusófono, com quase 300 milhões de pessoas, abrangendo Europa, América Latina, África e outras regiões do sul global.

ISSN 2182-7214

Política de acesso e licenciamento

Os artigos publicados na Revista de Morfologia Urbana são abertos para leitura e download. Os autores devem concordar com a publicação dos artigos sob uma licença Creative Commons (CC-By) e estão autorizados a armazenar a versão final do artigo em seus sites ou disponibilizar por outros meios que julgarem apropriados, além de manterem o copyright sobre seu trabalho. A RMU não cobra pela submissão nem pela publicação de artigos.

A RMU utiliza o sistema OJS LOCKSS para armazenar cópias dos artigos publicados. O programa LOCKSS oferece preservação descentralizada e distribuída, acesso permanente perpétuo e preservação da versão original autêntica do conteúdo.

Política de plágio

Não serão aceitos textos que utilizem trechos anteriormente publicados pelos próprios autores ou de trabalhos de outros autores sem atribuição expressa de autoria, incluindo citação apropriada. Espera-se que trabalhos anteriores que tenham influenciado a pesquisa submetida à Revista sejam devidamente referenciados. Submissões que violem essas regras serão sumariamente rejeitadas tão logo o plágio seja detectado. Em caso de isso acontecer após a publicação, o artigo será removido (retracted). A Revista seguirá as orientações do Committee on Publication Ethics (Cope).

Indexação

A RMU é indexada nas seguintes bases científicas:

  Crossref logo


Portuguese-Speaking Network of Urban Morphology (PNUM)
R. Dr. Roberto Frias, s/n. CEP.: 4200-465. Porto, Portugal.