Padrões urbanos facilitadores da recarga de aquíferos
PDF

Palavras-chave

recarga de aquíferos
escoamento superficial
padrões urbanos sensíveis à água
hidrologia

Como Citar

DA NÓBREGA OLIVEIRA, A.; KOIDE, S.; LEITE COSTA, M. E.; DE LIMA BEZERRA, M. do C. Padrões urbanos facilitadores da recarga de aquíferos. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e00117, 2019. DOI: 10.47235/rmu.v7i2.117. Disponível em: http://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/117. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A forma de ocupação do solo nas cidades, proveniente de padrões urbanisitcos que não dialogam com o meio físico tem sido responsáveis por impactos no ciclo hidrológico devido a excessiva impermeabilização que contribui para diminuição da infiltração das águas e aumento de seu escoamento superficial.Nesse contexto, destaca-se a importância da análise e definição de metodologias de desenho urbnao que promovam padrões urbanos sensiveis a água. O presente trabalho estuda os fundamentos conceituais que explicam o funcionamento do ciclo hidrólógico para identificar padrões urbanos que reduzam o escomento superfical e os impactos sobre o meio fisico e construido nas cidades. Como método se uiliza :(i)Simulação do comportamento do escoamento superficial em área de pré urbanização;(ii) simulações realizadas em uma parcela urbana com projeto de loteamento com modelo tradicional adontando um padrão de urbanismo disperso;e (iii) simulação da mesma fração utilizando padrões urbanísticos sensiveis à águas previamente estudados; Como resultado se obteve, que o escoamento superficial é bastante reduzido com proposta de urbanismo sensivel à agua confirmando a relação entre o desenho urbano e sua  capacidade de garantir recarga de aquíferos.

https://doi.org/10.47235/rmu.v7i2.117
PDF

Referências

Cabral, J.J.S.P., Mascarenhas, F.B., Castro, M.A.H.; Miguez, M.G., Peplau, G.R. & Bezerra A.A. (2009) Modelos Computacionais para Drenagem Urbana. Em: Righetto, M. A. (ed.) Manejo de Águas Pluviais Urbanas. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pp. 112-148.

Carvalho, D. J. (2018) Manejo de Águas Pluviais Urbanas em Diferentes Projetos Urbanísticos e com Soluções de Baixo Impacto para Área Residencial - Taquari/DF. Monografia de graduação não publicada. Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Kays, B. L. (1980) Relationship of forest destruction and soil disturbance to increased flooding in suburban North Carolina piedmont. Em METRIA 3—Proceedings of the Third Conference of the Metropolitan Tree Improvement Alliance, 1980, junho 18-20, Rutgers State University of New Jersey, New Jersey, Forest Service. pp. 118-125.

McHarg, I. L. (1969) Design with nature. New York, American Museum of Natural History.

Ribas, O. T. (1988) Critérios e diretrizes de planejamento e desenho urbano para asa nova norte (área F), do plano urbanístico “Brasília Revisitada” visando a minimização dos impactos sobre o meio ambiente natural. Monografia de graduação não publicada. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

Santos, R. M. & Koide, S. (2016) Avaliação da Recarga de Águas Subterrâneas em Ambiente de Cerrado com Base em Modelagem Numérica do Fluxo em Meio Poroso Saturado. Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH), 21, (2), 451-465. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v21n2.p451-465

Seraphim, A. P. A. C. C. (2018) Planejamento urbano e a gestão das águas na cidade: Relação entre tipologias de ocupação urbana e recarga de aquíferos no Distrito Federal. Monografia de graduação não publicada. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília.

Silva, T. J. B. (2017) Avaliação da rede de drenagem urbana do Setor Habitacional Taquari. Monografia de graduação não publicada. Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília.

Tomaz, P. (2011) Cálculos Hidrológicos e Hidráulicos para Obras Municipais. São Paulo, Navegar.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Aline da Nóbrega Oliveira, Sergio Koide, Maria Elisa Leite Costa, Maria do Carmo de Lima Bezerra

Downloads

Não há dados estatísticos.