Resumo
Neste artigo identificam-se as forças e os acontecimentos que conduziram à formação do International Seminar on Urban Form (ISUF). O ISUF tem vindo a expandir o campo da morfologia urbana para além dos seus limites originais na área da geografia particularmente em direção aos domínios da arquitetura e do planeamento. Três escolas de morfologia urbana, em Inglaterra, Itália e França, têm vindo a desenvolver um processo de aproximação, seguindo o trabalho seminal de dois morfologistas, M. R. G. Conzen e Saverio Muratori. A aproximação destas escolas fornece as bases para a definição de um campo interdisciplinar e a oportunidade de estabelecer fundações teóricas comuns para um conjunto crescente de morfologistas em diferentes partes do mundo. A ambiciosa missão do ISUF é abordar um conjunto de temas atuais e concretos relacionados com o processo de construção da cidade, fornecendo um fórum de reflexão e ação que inclui disciplinas, e profissões relacionadas, provenientes de diferentes culturas. Neste artigo discute-se o potencial de um campo interdisciplinar de morfologia urbana e o seu contributo para a compreensão e para a gestão dos processos de desenvolvimento urbano num período de transformação sem precedentes.
Referências
Conzen, M. R. G. (1960) Alnwick, Northumberland: a study in town-plan analysis, Institute of British Geographers Publication 27 (George Philip, Londres).
Lévi-Strauss, C. (1955) Tristes Tropiques (Terre Humaine, Paris).
Muratori, S. (1959) Studi per una operante storia urbana di Venezia (Istituto Poligraphico dello Stato, Roma).
Muratori, S., Bollati, R., Bollati, S. e Marinucci, G. (1963) Studi per una operante storia urbana di Roma (Consiglio Nazionale delle Riceche, Roma).
Os direitos autorais permanecem com os autores, que autorizam a Revista de Morfologia Urbana a publicar o artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-By).