Resumo
O presente artigo aborda o processo histórico de expansão urbana da cidade de São Paulo e os desafios e problemas que o crescimento explosivo e desigual gerou no território, na forma de assentamentos precários. Tendo como local de estudo a favela do Jardim Piratininga (Cangaíba, São Paulo, Brasil) busca-se abordar os instrumentos de projeto participativo na forma de um Plano de Bairro, além de práticas de intervenção pública em favelas, por meio de metodologia cartográfica e pesquisa em campo.
Referências
Bonduki, N. (1998) Origens de habitação social no Brasil (Estação Liberdade, São Paulo).
Bueno, L. (2000) ‘Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização’, Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.
Burgos, R. (2008) ‘Periferias urbanas da metrópole de São Paulo: territórios da base da indústria da reciclagem no urbano periférico’, Tese de mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.
Morcelli, D. (2013) ‘Paisagens Paulistanas, memória e patrimônio às margens do Rio Tietê’, Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.
Pasternak, S. e D’Ottaviano, C. (2016) ‘Favelas no Brasil e em São Paulo: avanços nas análises a partir da leitura territorial do Censo de 2010’, Cadernos Metrópole 18, 75-99.
Rolnik, R. (2015) Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças (Boitempo, São Paulo).
Rubio, C. (2014) ‘Inclusão e Conexão Urbana: Ambiente e Mobilidade Jardim Piratininga’, Tese de Graduação não publicada, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Brasil.
Rubio, V. (2011) ‘Projeto de urbanização de assentamentos precários no Rio de Janeiro e em São Paulo: um instrumento de construção de cidade’, Tese de Doutoramento não publicada, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
Sachs, C. (1990) São Paulo: políticas públicas e habitação popular (EDUSP, São Paulo)
Valladares, L. (2005) A invenção da favela: do mito de origem a favela.com (Editora FGV, Rio de Janeiro).
HABISP, Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (http://www.habitasampa.inf.br).
Lei nº 16.050 de 31 de Julho de 2014, Plano Diretor Estratégico de São Paulo.
Os direitos autorais permanecem com os autores, que autorizam a Revista de Morfologia Urbana a publicar o artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-By).