Turistificação, centralidade e configuração espacial:
PDF

Palavras-chave

Centralidade Urbana, Urbanização Turística, Configuração Espacial, Sintaxe do Espaço.

Como Citar

LOMBARDI DE ALMEIDA, I. T.; SOARES DE MEDEIROS, V. A. Turistificação, centralidade e configuração espacial: : uma análise em Itapema e Porto Belo-SC. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.47235/rmu.v11i1.292. Disponível em: http://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/292. Acesso em: 29 abr. 2024.

Resumo

O artigo consiste em uma análise configuracional para compreender a expansão urbana associada ao fenômeno de polinuclearização no sistema Itapema-Porto Belo, localizado no litoral de Santa Catarina, que tem presenciado crescimento demográfico decorrente da intensa turistificação nas últimas décadas. Se por um lado a paisagem é força motriz da urbanização e do desenvolvimento econômico, por outro sofre com os efeitos do turismo predatório, da especulação imobiliária e do espraiamento urbano. Sob uma abordagem morfológica, pretende-se compreender de que maneira a urbanização, lida por meio de uma perspectiva configuracional e estimulada pela turistificação, afetou a dinâmica das centralidades existentes no assentamento. Para tanto, são avaliadas as centralidades em quatro níveis: centro ativo urbano/morfológico, centro tradicional, subcentros e centros especializados. A pesquisa ampara-se na Teoria da Lógica Social do Espaço (Sintaxe Espacial), ao assumir a cidade enquanto um sistema de interdependências, de modo que alterações em partes implicarão alterações no todo. Os resultados obtidos para o estudo de caso, em sua leitura configuracional, indicam a existência de um notório fenômeno de polinuclearização no sistema Itapema-Porto Belo, no qual centralidades de diferentes escalas e configurações apresentam funções específicas e hierarquizadas no tecido urbano.

https://doi.org/10.47235/rmu.v11i1.292
PDF

Referências

Castells, M. (1983) A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra.

Correa, R. L. (2004) O espaço urbano. São Paulo: Ática.

Hillier, B. (1996) Space is the machine. Londres: Cambridge University Press.

Hillier, B.; Hanson, J. (1984) The social logic of space. Londres: Cambridge University Press.

Holanda, F. (2002) Espaço de exceção. Brasília: EdUnB.

Holanda, F. (2012) “Uma ponte para urbanidade”, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [s.l.], v. 5, p. 59-76.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021) Estimativas populacionais de 2021. Rio de Janeiro: IBGE.

Kohl, D. H. B. (1987) Porto Belo: sua história e sua gente. São José: Editora Canarinho.

Krafta, R. (2014) Notas de aula de morfologia urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Lefebvre, H. (1999) A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Lynch, K. (1997) A Imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

Maas, W.; Rijs, J.; Vries, N. (eds.) MVRDV (2005) Costa ibérica: upbeat to the leisure city. Barcelona: Actar.

Maricato, E. (1997) Metrópole na periferia do capitalismo. Petrópolis: Vozes.

Martins, J. C. F. (2014) “Da urbanização turística à metropolização sazonal no Algarve Litoral 1960/2013”. Tese de Doutorado em Sociologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Mascarenhas, G. (2004) “Cenários contemporâneos da urbanização turística”, em Seminário Internacional Visões Contemporâneas Turismo/Lazer e Revitalização, 2, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FAU/UFRJ.

Medeiros, V. A. S. (2013) Urbis brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras. Brasília: EdUnB.

Neves, J. (2007) “Evolução do uso e da cobertura do solo no setor norte da península de Porto Belo (SC)” (1938-2000). Dissertação em Geografia. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Pinho, L.; Reis, A. F. (2010). “Estudo do processo de crescimento urbano-turístico de itapema, no litoral catarinense”, em: Relatório de Pesquisa, Florianópolis: CNPQ/UFSC.

Reis, A. F. (2012). Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações. Florianópolis: Editora da UFSC.

Rubio, M. V. (1986). “Turismo y território: ideas para una revisión crítica y constrictiva de las prácticas espaciales del turismo”, em: Estudios Turísticos, nº 90, p 47-57.

Solà-Morales, M. (1997) Las formas de crecimiento urbano. Barcelona: Edicions UPC.

Somekh, N. (1997). A cidade vertical e o urbanismo modernizador. São Paulo: Studio Nobel.

Sugai, M. I. (2002). “Segregação silenciosa: investimentos públicos e distribuição sócio-espacial na Área Conurbada de Florianópolis”. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP.

Vera, J. F.; Palomeque, F. L.; Marchena, M. J.; Aníon, S. (1997). Análisis territorial del turismo. Barcelona: Ariel Geografía.

Villaça, F. (1998). Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel.

Yázigi, E. (2001). A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Valério Augusto Soares de Medeiros

Downloads

Não há dados estatísticos.