Tentáculos, Blocos e Eixos
PDF

Palavras-chave

Crescimento Urbano, Configuração Urbana, Sintaxe do Espaço, Aracaju/SE

Como Citar

MARTINS DE CARVALHO, L.; SOARES DE MEDEIROS, V. A.; DA COSTA RIBEIRO, R. J.; SAMPAIO DA ROCHA, M. Tentáculos, Blocos e Eixos: A Sintaxe Espacial para o Estudo da Expansão Urbana de Aracaju/SE. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.47235/rmu.v12i1.368. Disponível em: http://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/368. Acesso em: 5 nov. 2024.

Resumo

O crescimento urbano disperso proveniente de interesses políticos e econômicos provoca prejuízos socioambientais significativos. Com base na premissa, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender o processo de crescimento urbano de Aracaju, capital do estado de Sergipe, lido a partir de uma perspectiva morfológica/configuracional, e discutir suas implicações para a sociedade. Como instrumental metodológico, utilizam-se subsídios oriundos da história urbana confrontados com modelagens configuracionais diacrônicas do município e da região metropolitana, produzidas segundo a Sintaxe do Espaço (Teoria da Lógica Social do Espaço). Como resultado, observa-se que a cidade apresenta, ao longo de sua existência, duas configurações distintas de malha urbana: áreas centrais compactas, conectadas, ortogonais e com alto nível de integração global; e, áreas periféricas lineares (sentido norte e sul), com ocupação dispersa, fragmentadas e com baixa acessibilidade, proveniente de “blocos urbanos” com baixos níveis de integração global, cercados de espaços livres.

https://doi.org/10.47235/rmu.v12i1.368
PDF

Referências

Carvalho, L. M., Medeiros, V. A. S. e Ribeiro, R. J. C. (2023) “Abordagem Sistêmica: estudo direcionado aos espaços livres em Aracaju/SE”, em Anais do XII Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, EuroELECS, 2023, Salvador, Brasil (UFBA, Salvador/BA).

Diniz, J. A. F. (1987) O subsistema Urbano-regional de Aracaju (SUDENE, Recife/PE).

França, V. L. A., França, S. L. A. e Melo, C. C. S. (2022) “Breves considerações sobre a população sergipana segundo os resultados preliminares do Censo Demográfico do IBGE”. Observatório das Metrópoles. https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/breves-consideracoes-sobre-a-populacao-sergipana-segundo-os-resultados-preliminares-do-censo-demografico-do-ibge/

França, S. L. A. (2019) Vetores de expansão urbana: Estado e mercado na produção da habitação em Aracaju-SE (Editora UFS, São Cristóvão/SE).

Hillier, B. e Hanson, J. (1984) The social logic of space (Cambridge University Press, London).

Holanda, F. (2015) 10 Mandamentos da arquitetura (Editora FRBH, Brasília/DF).

Kohlsdorf, G. e Kohlsdorf, M. E. (2017) Ensaio sobre o desempenho morfológico dos lugares (Editora FRBH, Brasília/DF).

Lamas, J. M. R. G. (92007) Morfologia urbana e desenho da cidade (Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Impressão e Acabamento: ORGALImpressores, Porto).

Leite, A. S. G. (2021) “O sistema de espaços livres públicos na perspectiva da configuração urbana em três cidades brasileiras”, Tese de Doutoramento, Universidade de Brasília, Brasil.

Loureiro, K. A. S. (1983) A trajetória Urbana de Aracaju, em tempo de interferir (Instituto de Economia e Pesquisa – INEP, Aracaju).

Maricato, E. (ed) (1982) A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) (Editora ALFA OMEGA, São Paulo/SP).

Medeiros, V. (2013) Urbis Brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras (Editora UnB, Brasília/DF).

Nogueira, A. D. (2004) “Análise sintático-espacial das transformações urbanas de Aracaju (1855-2003)”, Tese de Doutoramento, Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Porto, F. (1945) A cidade de Aracaju: 1855-1869, ensaio da evolução urbana (Livraria Regina, Aracaju/SE).

Trama Urbanismo. (1995) Plano Diretor de Aracaju, Cadernos 01/10 e 04/10 (Aracaju/SE).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Lina Martins de Carvalho, Valério Augusto Soares de Medeiros, Rômulo José da Costa Ribeiro, Marecilda Sampaio da Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.