Resumo
O artigo consiste em uma análise configuracional para compreender a expansão urbana associada ao fenômeno de polinuclearização no sistema Itapema-Porto Belo, localizado no litoral de Santa Catarina, que tem presenciado crescimento demográfico decorrente da intensa turistificação nas últimas décadas. Se por um lado a paisagem é força motriz da urbanização e do desenvolvimento econômico, por outro sofre com os efeitos do turismo predatório, da especulação imobiliária e do espraiamento urbano. Sob uma abordagem morfológica, pretende-se compreender de que maneira a urbanização, lida por meio de uma perspectiva configuracional e estimulada pela turistificação, afetou a dinâmica das centralidades existentes no assentamento. Para tanto, são avaliadas as centralidades em quatro níveis: centro ativo urbano/morfológico, centro tradicional, subcentros e centros especializados. A pesquisa ampara-se na Teoria da Lógica Social do Espaço (Sintaxe Espacial), ao assumir a cidade enquanto um sistema de interdependências, de modo que alterações em partes implicarão alterações no todo. Os resultados obtidos para o estudo de caso, em sua leitura configuracional, indicam a existência de um notório fenômeno de polinuclearização no sistema Itapema-Porto Belo, no qual centralidades de diferentes escalas e configurações apresentam funções específicas e hierarquizadas no tecido urbano.Referências
Castells, M. (1983) A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra.
Correa, R. L. (2004) O espaço urbano. São Paulo: Ática.
Hillier, B. (1996) Space is the machine. Londres: Cambridge University Press.
Hillier, B.; Hanson, J. (1984) The social logic of space. Londres: Cambridge University Press.
Holanda, F. (2002) Espaço de exceção. Brasília: EdUnB.
Holanda, F. (2012) “Uma ponte para urbanidade”, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [s.l.], v. 5, p. 59-76.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021) Estimativas populacionais de 2021. Rio de Janeiro: IBGE.
Kohl, D. H. B. (1987) Porto Belo: sua história e sua gente. São José: Editora Canarinho.
Krafta, R. (2014) Notas de aula de morfologia urbana. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Lefebvre, H. (1999) A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Lynch, K. (1997) A Imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.
Maas, W.; Rijs, J.; Vries, N. (eds.) MVRDV (2005) Costa ibérica: upbeat to the leisure city. Barcelona: Actar.
Maricato, E. (1997) Metrópole na periferia do capitalismo. Petrópolis: Vozes.
Martins, J. C. F. (2014) “Da urbanização turística à metropolização sazonal no Algarve Litoral 1960/2013”. Tese de Doutorado em Sociologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Mascarenhas, G. (2004) “Cenários contemporâneos da urbanização turística”, em Seminário Internacional Visões Contemporâneas Turismo/Lazer e Revitalização, 2, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: FAU/UFRJ.
Medeiros, V. A. S. (2013) Urbis brasiliae: o labirinto das cidades brasileiras. Brasília: EdUnB.
Neves, J. (2007) “Evolução do uso e da cobertura do solo no setor norte da península de Porto Belo (SC)” (1938-2000). Dissertação em Geografia. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pinho, L.; Reis, A. F. (2010). “Estudo do processo de crescimento urbano-turístico de itapema, no litoral catarinense”, em: Relatório de Pesquisa, Florianópolis: CNPQ/UFSC.
Reis, A. F. (2012). Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações. Florianópolis: Editora da UFSC.
Rubio, M. V. (1986). “Turismo y território: ideas para una revisión crítica y constrictiva de las prácticas espaciales del turismo”, em: Estudios Turísticos, nº 90, p 47-57.
Solà-Morales, M. (1997) Las formas de crecimiento urbano. Barcelona: Edicions UPC.
Somekh, N. (1997). A cidade vertical e o urbanismo modernizador. São Paulo: Studio Nobel.
Sugai, M. I. (2002). “Segregação silenciosa: investimentos públicos e distribuição sócio-espacial na Área Conurbada de Florianópolis”. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP.
Vera, J. F.; Palomeque, F. L.; Marchena, M. J.; Aníon, S. (1997). Análisis territorial del turismo. Barcelona: Ariel Geografía.
Villaça, F. (1998). Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel.
Yázigi, E. (2001). A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Igor Tadeu Lombardi de Almeida, Valério Augusto Soares de Medeiros