Diretrizes para Autores
A Revista de Morfologia Urbana recebe manuscritos em fluxo contínuo para a Seção Aberta e, periodicamente, divulga chamadas para edições temáticas que possuem prazos específicos. Os textos a submeter à ‘Revista de Morfologia Urbana’ deverão ser escritos em Português, e serão aceitos para publicação depois da avaliação favorável de, pelo menos, dois revisores independentes, independentemente da afiliação institucional do(s) autor(es).
Os artigo publicados na RMU devem avançar o entendimento da forma urbana como materialização de processos sociais e históricos, em ativa relação com agências e experiências urbanas, e podem ser dos seguintes tipos:
- Ensaios teóricos e/ou históricos que dialoguem com o estado da arte e tragam novos entendimentos sobre questões relevantes ou permitam avançar o conhecimento sobre o tema.
- Trabalhos empíricos, que forneçam evidências que suportem ou contradigam hipóteses sobre o tema.
- Revisões sistemáticas da literatura sobre um tema relevante e bem delineado, construídas segundo uma metodologia clara, abrangendo o estado da arte nacional e internacional. Revisões de literatura simples e não sistemáticas não são aceitas.
A RMU aceita artigos apresentados anteriormente em evento científico, entendendo que o evento é a primeira etapa no desenvolvimento do artigo, e uma forma de teste da abordagem. Artigos nessa condição deverão ser revisados para submissão à RMU e estarão sujeitos a expansões e modificações ao longo do processo de avaliação.
As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
O arquivo contendo o modelo de formatação pode ser baixado aqui.
Avaliação dos manuscritos para a seção “Artigos”
A avaliação dos manuscritos a serem submetidos considera, além do enquadramento aos tipos de artigo de interesse, indicados acima, os seguintes aspectos:
- Definição clara do problema de pesquisa: qual é o problema a ser investigado e porque ele é importante.
- Apresentação do estado da arte do problema, evidenciando a ponta do conhecimento, para além da revisão dos clássicos. Posicionamento do trabalho em relação a esse estado da arte nacional e internacional no campo.
- Definição dos aspectos teóricos da abordagem e uso preciso de conceitos e terminologia.
- Apresentação da abordagem metodológica e descrição clara dos meios, procedimentos e passos utilizados para iluminar o problema em questão e gerar conhecimentos e evidências a seu respeito.
- Estudo empírico (se aplicável): busca por evidências que permitam corroborar ou rejeitar as proposições do artigo. A extensão nos casos e robustez dos dados são qualidades particularmente bem vindas.
- O artigo deve evidenciar a correspondência entre (i) os aspectos de interesse no problema de pesquisa, (ii) os conceitos a serem usados e/ou propostos para entender o problema, (iii) os procedimentos metodológicos usados ou desenvolvidos para tanto, (iv) os aspectos estudados empiricamente nos casos, e (v) os achados e contribuições.
- O artigo deve fazer a discussão dos achados à luz dos conceitos e métodos propostos e do estado da arte.
- As conclusões devem retomar as principais proposições e achados do artigo, explicando claramente quais são suas contribuições ao estado da arte. Descrição de como os achados se comparam aos de outras abordagens e trabalhos disponíveis. Discussão dos limites do trabalho.
- Uso de referências: atenção ao trabalho dos pares e dos clássicos, com amplitude na cobertura da literatura e adequação temática.
Os artigos não deverão exceder as 8.000 palavras, salvo em exceções a serem justificadas, devendo ainda incluir um resumo com um máximo de 200 palavras e até cinco palavras-chave.
Resumo, referências e palavras-chave não são computadas no limite de palavras.
Políticas de plágio e de licenciamento dos artigos publicados
Para conhecer a política de licenciamento dos artigos publicados na Revista de Morfologia Urbana e a política de plágio, consultar a página "Sobre" da Revista.
Submissão de artigos
Os artigos a serem considerados para publicação na Revista de Morfologia Urbana devem ser enviados por meio do formulário de submissão. Todos os dados devem ser preenchidos corretamente, incluindo o nome de todos os coautores, e não apenas do primeiro autor. Para a afiliação, utilizar o formato abaixo:
"Instituição, Departamento / Núcleo / Seção / Grupo, Curso, Cidade, Estado, País". Por exemplo: "Universidade Federal Fluminense, Departamento de Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Niterói, RJ, Brasil". Caso o autor não esteja vinculado a nenhuma instituição, usar: "Pesquisador(a) independente, Cidade, Estado, País".
Incluir em "Comentários para o editor" informações sobre qualquer publicação prévia do manuscrito que está sendo submetido, bem como justificativas para o excesso de palavras e quaisquer outras informações que julgar relevantes.
O número do Orcid permite a identificação única do autor e, por isso, é fortemente recomendado. O registro pode ser feito na página do Orcid.
Perspetivas
A seção ‘Perspetivas’ traz textos breves na forma de leituras, pareceres e discussões sobre temas emergentes ou que mereçam a atenção do campo. Os textos enviados também estarão sujeitos a revisão e não deverão exceder as 2.000 palavras. As ‘perspetivas’ devem ser enviadas em Word seguindo as mesmas regras de formatação dos artigos científicos, e submetidas pela plataforma do site.