A Arquitetura como organismo e processo
Capa da Revista de Morfologia Urbana volume 7 número 1
PDF

Palavras-chave

Arquitetura
Teoria da arquitetura
Projeto urbano

Como Citar

STRAPPA, G.; RIBEIRO DA COSTA, H. A Arquitetura como organismo e processo. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e00087, 2019. DOI: 10.47235/rmu.v7i1.87. Disponível em: http://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/87. Acesso em: 23 nov. 2024.

Resumo

A arquitetura possui uma natureza própria, formada por uma prática que sintetiza coisas e ideias, e nada lhe é estranho no mundo atual. Essa é sua principal característica, que define sua prática profissional. Porém, como a arquitetura é sincrética por natureza, ela corre o risco de se perder em meio a tantas especializações com as quais tende a se identificar. Em seu texto, Giuseppe Strappa assere que é necessário delimitar e reconhecer logicamente o cerne científico da pesquisa e da prática projetual da arquitetura.Essa é a sua verdadeira questão epistemológica. Argumentando logicamente sobre as relações entre arquitetura e filosofia, o texto apresenta exemplos de como arquitetos e engenheiros souberam lidar com novos materiais e tecnologias em outros momentos históricos. Strappa conclui que é necessário ‘retornar ao contato direto com as coisas mais elementares’, redescobrindo os sentidos construtivos e simbólicos dos elementos da arquitetura.

https://doi.org/10.47235/rmu.v7i1.87
PDF

Referências

Strappa, G. (2016) L’Architettura come organismo e processo. Em: Gregory, P. (ed.) Nuovo Realismo/Postmodernismo. Dibattito aperto fra Architettura e Filosofia. Roma, Officina Edizioni, pp. 163-172. Disponível em: https://www.academia.edu/35319582/LARCHITETTURA_COME_ORGANISMO_E_PROCESSO_in_P._Gregory_editor_Nuovo_realismo_postmodernismo._Dibattito_aperto_tra_architettura_e_filosofia._Officina_Roma_2016 [Consultado em: junho de 2019].

Os direitos autorais permanecem com os autores, que autorizam a Revista de Morfologia Urbana a publicar o artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-By).

Downloads

Não há dados estatísticos.